A aula teve como finalidade a apresentação dos trabalhos realizados pelos os alunos.
JOGOS
DE OPOSIÇÃO
1)
RAPIDEZ E ATENÇÃO
A brincadeira será realizada
em duplas, no qual o objetivo é estourar a bexiga que estará amarrada nos pés
do oponente. Entretanto, ambos deverão
permanecer de joelhos e não poderão levantar-se do chão. Ganha quem for mais
rápido e conseguir estourar primeiramente a bexiga do adversário.
MATERIAL UTILIZADO: Bexigas
AÇÕES MOTORAS
# Ataque:
Agarrar, desequilibrar e reter.
#Defesa:
Esquivar e livrar-se.
2)
DESEQUILIBRAR
O jogo será realizado em
duplas, aonde será colocado um arco no chão e ambos deverão permanecer dentro
do mesmo. A atividade será realizada com a dupla em pé, e com uma mão segurando
uma das pernas. A outra mão deverá apoiar em algum lugar do corpo do colega. Ao
sinal do professor, os alunos terão que desequilibrar e derrubar seu oponente
de modo que não retire seu pé de dentro do arco e usando apenas uma das mãos. O
aluno que assim o fizer mais rapidamente será o vencedor.
MATERIAL UTILIZADO: Arcos
AÇÕES MOTORAS
# Ataque:
Agarrar, reter e desequilibrar.
# Defesa:
Esquivar e livrar-se.
3)
CONQUISTA DE OBJETOS
A atividade será realizada
em duplas, no qual o objetivo irá ser pegar o tecido de TNT que será colocado
na calça do oponente, de modo que sobre um pequeno pedaço para fora. Os alunos
ficarão um de frente para o outro, e após o sinal, tentarão derrubar seu
adversário de maneira que caia de costas, para que só então possa “conquistar o
objeto”, ou seja, o tecido de TNT. Após conseguir obtê-lo, serão realizados
outros combates com os vencedores e assim sucessivamente, até que haja apenas
um vencedor.
MATERIAL UTILIZADO: Tecido TNT
AÇÕES MOTORAS
# Ataque:
Agarrar, reter, imobilizar e desequilibrar.
#Defesa:
Esquivar, resistir e livrar-se.
4) RETER E IMOBILIZAR
Em duplas, os alunos ficarão
de joelhos e de costas um para o outro. Ao comando do professor os alunos
deverão se virar e agarrar na perna do adversário, mas sem se levantar do chão
e imobilizar o oponente. Podem ocorrer variações como agarrar na perna, cintura
ou braços.
AÇÕES MOTORAS
#Ataque:
Imobilizar, reter, desequilibrar e agarrar.
#Defesa
Esquivar, resistir e livrar-se.
5) CONQUISTA DE TERRITÓRIO
A brincadeira será realizada
com duas equipes, uma de cada lado. Um pedaço de lã será colocado no meio da
sala para limitar as áreas de cada grupo. Para iniciar a atividade, os alunos
ficarão deitados em uma bola suíça em decúbito ventral e o objetivo da
brincadeira será fazer com que os alunos consigam passar para o outro lado.
Entretanto, os mesmos também terão que proteger seu território e dificultar a
passagem dos seus adversários. Ganha a brincadeira a equipe que conseguir
passar para o outro lado primeiro e logicamente, sem cair da bola.
MATERIAL UTILIZADO: Bolas e lã.
AÇÕES MOTORAS
# Ataque
Agarrar e desequilibrar.
# Defesa
Esquivar e livrar-se.
6) COMBATE
A atividade será realizada
em duplas com os alunos em pé, um de frente para o outro e apoiando as duas
mãos com as mãos do adversário. Serão feitas várias marcações no chão com pedaços
de lã, e cada dupla terá que levar seu oponente até uma marcação. Quem entrar
por primeiro permanece atrás da linha até finalizar a brincadeira, e quem ficar
fora pode duelar com quem está sozinho. Ganha a brincadeira quem colocar o
maior número de oponentes dentro da área demarcada.
MATERIAL UTILIZADO: Lã.
AÇÕES MOTORAS
# Ataque
Agarrar, reter e desequilibrar.
# Defesa
Esquivar, resistir e livrar-se.
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