Taekwondo
Objetivos
da Aula
Através de conversas e de experimentações dos movimentos
do Taekwondo, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios
filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; aprender
sobre suas origens; refletir sobre as diferenças entre “o brigar” e “o lutar”;
aprender os fundamentos do Taekwon-do; aprender e experimentar atividades de
alongamento, percebendo as possibilidades do próprio corpo; controlar os
movimentos do corpo, dosando sua força, flexibilidade e resistência,
adequado-as para cada nova atividade; etc.
Duração
das atividades 2 aulas de 50 min cada.
Conhecimentos
prévios Não há necessidade.
Espaços Qualquer espaço amplo, com piso macio, que permita que os
alunos caiam no chão sem se machucar. Podem ser colocados colchões; tatame e/ou
tapete de E.V.A.; ou uma alternativa, na ausência desses pisos, pode-se
realizar a aula na grama.
Materiais Material macio, tipo colchões ou tatames para proteger as
crianças das quedas; almofadas, sacos de areia, pedaço firme de espuma (para os
chutes) ou um dos colchões dobrados, material para fazer os rabos (tiras de
papel, de sacolas plásticas, de fitas, pedaços de coras, etc).
1ª
Atividade: Explicação do que é essa modalidade de Luta
Duração
da atividade: aprox.25min
Nessas aulas de brincadeiras com o Taekwondo, propomos
um trabalho inicial do conteúdo de lutas que, geralmente, é pouco trabalhado
nas aulas de Educação Física nas escolas. Numa conversa inicial, o professor
deve preparar uma exposição (oral, por painéis, por fotografias, por imagens
projetadas, etc) das origens dessa luta, ressaltando que, artes marciais não
têm por objetivo provocar brigas, mas defender-se e controlar-se.
Algumas informações importantes,
que podem servir de introdução ao tema, para o professor partilhar com os
alunos (sugestão):
1. O
Taekwon-do surgiu na Coréia, há aproximadamente 2000 anos, em suas formas mais
primitivas de combate. Entretanto, essas formas mais modernas, como são
praticadas até hoje em dia, foram criadas pelo General Choi Hong Hi, com o
objetivo de ensinar aos seus oficiais técnicas mais apuradas e eficientes de
defesa. Essas técnicas deveriam compreender movimentos dos pés e das mãos.
2.
Aqui no Brasil, o Taekwondo chegou em 1970, quando o General Choi Hong Hi
designou o Instrutor Internacional Sang Min Cho para introduzir essa arte
marcial no país.
3. O
significado da expressão Taekwondo: Tae = pés; kwon = mãos; do = caminho.
Sendo assim, o Taekwondo significa a arte que segue o caminho do ataque e da
defesa com os pés e com as mãos.
4. Os
cinco princípios básicos do Taekwondo são:
- Cortesia: combinação de
atitudes de modéstia, delicadeza e humanismo que devem estar presentes em todos
lutadores.
- Integridade: refere-se ao
sentido de justiça e responsabilidade que cada lutador deve ter consigo e com
os outros; o importante é que cada um conheça a si mesmo e suas limitações.
- Perseverança: princípio de
ter força de vontade.
- auto controle: as artes
marciais defendem a idéia de que a falta de controle é o passo inicial para a
derrota, por isso, qualquer que seja a situação, o lutador deve manter a calma
e não se deixar dominar pelo sentimento de raiva.
- espírito indomável/espírito de luta: o lutador deve ser corajoso, em diferentes circunstâncias.
- espírito indomável/espírito de luta: o lutador deve ser corajoso, em diferentes circunstâncias.
2ª
ATIVIDADE: PEGA RABO
Duração
da atividade: aprox.20min
Agora, a atividade é um pegador, mas com algumas regras
diferentes. O objetivo da brincadeira é pegar o rabo dos colegas, colocado na
altura da cintura, em uma das laterais do corpo. Os alunos podem escolher em
qual lado querem colocar seu rabo de papel, pano, plástico, etc sem se defender
com os braços, sem segurar o rabo, mas virando o corpo ou “esquivando-se” como
na situação de luta. São todos contra todos e, na medida em que os alunos forem
perdendo os rabos vão saindo da brincadeira, esperando a próxima rodada.
3ª
ATIVIDADE: SALTITOS PEGA-PÉ
Duração
da atividade: aprox.25min
Nessa atividade o professor deve, primeiro, ensinar aos
alunos a posição inicial de luta e os saltitos que deixam o corpo em movimento
todo o tempo. Com pernas paralelas e afastadas, transferindo o peso do corpo
para um lado e outro . Ao sinal do professor, as crianças sempre darão um salto
maior, trocando as pernas de lado.
4ª
ATIVIDADE: CHUTES
Duração
da atividade: aprox.20min
Inicialmente, com todos de frente para o professor -
representante, nessa situação da figura do mestre – deverão se organizar em
filas, lado a lado, com distância de um braço para cada colega, a turma deve
treinar os chutes sem nenhum alvo real, mas imaginando-o. O professor, que
falará os nomes dos movimentos e demonstrará para os alunos, dará o sinal para
que todos executem os movimentos ao mesmo tempo. É uma dinâmica muito comum nas
aulas de lutas. Esses chutes sempre deverem ser executados por ambas as pernas,
de forma intercalada. Algumas sugestões:
1- AP TCHA OLIGUI (Chutar
para cima de frente)
2- YOP TCHA OLIGUI (Chutar
de lado para cima)
3- AN TCHAGUI (Chute em semi
círculo de fora para dentro)
4- PAKAT TCHAGUI (Chute em
semi círculo de dentro para fora)
5- BAN DAL TCHAGUI (Chutar
meia lua ao meio)
Agora, com o material macio em mãos (colchões dobrados,
almofadas, raquetes de lutas, sacos de areia, etc) o professor pode pedir aos
alunos que se distribuam em filas (recomendável fazer mais de uma fila por
turma para evitar que os alunos se dispersem). Um aluno por vez deve vir
correndo em direção ao alvo (raquete de luta, etc) e executar o chute, trocar
de fila e executar outro chute. Sendo assim os alunos passarão de fila em fila,
executando vários movimentos diferentes. Essas trocas tornam a aula dinâmica e
animada.
![](https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKbXtkq3zlSV0ZhEfygxLDSp4iKcdXCDsXkTM0a36prX4VR6Ze-Q)
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