A
aula iniciou-se com o ensinamento da saudação no Judô e teve como objetivo
trabalhar imobilizações.
1ª
ATIVIDADE
Após o alongamento, foi realizada uma
atividade lúdica no qual demos o nome “deita e vira”. Para iniciarmos a
brincadeira foi escolhido um aluno para ser o pegador e o restante dos alunos
permaneceu no tatame em quatro apoios, chamados de tartarugas. O pegador
deveria encostar nas costas para pegar alguém, e assim que fosse pego, o
pegador passaria a ser a tartaruga e vice versa. Para evitar ser pego, a
tartaruga poderia virar e deitar de costar com joelhos flexionados e manter até
três segundos. Uma brincadeira que exigia atenção dos alunos e bastante
agilidade.
2ª
ATIVIDADE
Na segunda atividade foi realizado rolamentos
sobre o ombro, porém, de modo diferenciado da aula anterior. Os alunos ficaram
com um dos joelhos encostados sobre o solo, e o outro foi flexionado junto com
o quadril e o pé apoiando no chão. A mão oposta do joelho flexionado foi
apoiada ao chão e o espaço que sobrou entre o braço e o corpo foi chamado de
“toca do coelho”. A outra mão foi chamada de “coelho”. Para iniciar o
rolamento, os alunos tiveram que fazer um “ganchinho” com a mão e passa-la
dentro da “toca do coelho” até que o ombro encostasse ao chão. Para executar o
rolamento, é necessário que a coluna se curve um pouco, como uma “conchinha”, e
só então executar o rolamento propriamente dito. É necessário dar impulso com o
pé que permanece atrás e para finalizar bater a mão que é apoiada ao chão sobre
o tatame.
3ª
ATIVIDADE
IMOBLIZAÇÕES:
Um
dos alunos permanece deitado em decúbito dorsal, braços abertos e estendidos e
o outro o imobiliza. Primeiramente:
HONKEZAGATAME
Para iniciar a imobilização o aluno teria que
sentar ao lado do colega, e envolver um dos braços no pescoço do oponente. A
outra mão deveria puxar o adversário pela região posterior do braço o mais
próximo possível. Sempre mantendo a cabeça encostada ao chão para não permitir
que o adversário consiga executar alguma ação.
Após a imobilização, o aluno poderia tentar
sair das diferentes maneiras que foram praticadas na aula anterior.
TATOSHIROGATAME
O aluno deveria sentar no colega, colocar uma
das mãos por baixo do pescoço e a outra por debaixo do braço, não esquecendo
que todo o peso deve ser colocado sobre o adversário. Posteriormente as pernas
deveriam ser entrelaçadas por fora, e encaixar os pés por dentro, de modo que o
oponente não pudesse se mexer.
YOKOSHIROGATAME
Um dos alunos permaneceu deitado em decúbito dorsal,
com os braços abertos e estendidos. Para iniciar a imobilização o aluno deveria
deitar sobre o oponente de lado e sobre a região abdominal, encaixando um dos
braços na região posterior da coxa e a outra envolvendo o pescoço. As pernas
deveriam ficar abertas e em extensão, fazendo uma flexão plantar apoiados sobre
o tatame. Após todo este processo, o aluno deveria soltar todo o seu peso e
aproximar a cabeça o mais próximo possível do chão, dificultando assim a saída do
oponente.
BALANÇO HUMANO
A professora
ficou em pé e todos os alunos sentaram ao seu redor, com as pernas estendidas e
os pés unidos formando um circulo. Todos deveriam permanecer o mais próximo
possível um do outro. Para iniciar a atividade, um aluno foi escolhido para
executar o balanço. O aluno teria que se jogar, com o corpo em posição reta, e
o restante dos alunos deveria empurrar o aluno de modo que o mesmo não caísse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário