A aula
teve como objetivo aprender as projeções (quedas).
No inicio da aula foi realizada uma saudação,
e em seguida os alunos ficaram espalhados pela sala para iniciar o aquecimento
de maneira lúdica. A atividade de aquecimento teve como finalidade além de
aquecer, trabalhar a contagem em japonês.
Aprendendo a contar de forma diferenciada:
AQUECIMENTO: Os alunos deveriam correr pela
sala, ocorrendo variações de correr de lado e de costas, e ao sinal do
professor, que era falar um numero em japonês, se juntar em grupos com o número
que correspondia ao algarismo japonês. O último a chegar, ou quem não
conseguisse reunir o número estipulado teria que pagar prenda.
1ª ATIVIDADE
Foram realizadas atividades educativas para
então poder iniciar as projeções propriamente ditas. Segue abaixo a sequencia
das atividades:
a.
Para iniciar, foi solicitado que todos os
alunos permanecessem próximos da parede, em decúbito ventral e de modo que as
pernas ficassem voltadas para a parede. Os alunos tiveram que ir se arrastando
até a outra parede sem retirar a barriga do chão e apoiando-se apenas pela
região do antebraço.
b.
Para voltar os alunos tiveram que ir se
arrastando de lado e se impulsionando apenas pela região dos glúteos.
c.
Na terceira atividade, foram realizados
rolamentos para frente (pelo ombro) até chegar do outro lado e retornar da
mesma maneira.
d. Para finalizar, os alunos deveriam realizar
rolamentos para trás (pernas passando pela lateral do pescoço) e retornar a
posição inicial.
2ª ATIVIDADE – QUEDAS
Os alunos permaneceram deitados de lado,
com o braço que estava embaixo aberto mais ou menos em um ângulo de 30 ° e com
a palma da mão em pronação (voltadas para baixo). Um dos joelhos foi flexionado
e o queixo sempre deveria permanecer sempre encostado no peito. Esta é uma das
posições que um praticante de Judô deve realizar ao cair para evitar possíveis lesões,
lembrando que nunca se deve cair de costas, pois deste modo perde-se a luta
automaticamente.
Na segunda atividade, os alunos deveriam
permanecer de cócoras e cair na posição descrita acima.
A terceira atividade chamada de “vassourinha”
foi realizada com os alunos em pé, com as pernas levemente afastadas. Os alunos
deveriam dar dois passos para o lado, sem cruzar as pernas, e “varrer” o chão
com a sola do pé com a perna sempre oposta ao lado que está indo, por exemplo:
dois passos para o lado esquerdo, então a perna que deve varrer o chão e
levantar é a direita.
E para finalizar os educativos, a atividade
de “vassourinha” foi realizada em duplas. Os alunos deveriam segurar na gola e
na manga do kimono do oponente, um de frente para o outro e realizar a
atividade anterior. Lembrando que esta atividade ainda não teve como objetivo
tocar no adversário.
3ª ATIVIDADE - DEASHIBARAI
Ainda em duplas, os alunos fizeram a “vassourinha”
novamente, só que nesta atividade já poderia tocar na região posterior da perna
do oponente. Após realizar seguidas vezes, os alunos já poderiam derrubar o
adversário, fazendo a “vassourinha” e projetando o aluno de modo que o mesmo
caísse da maneira que foi ensinada na 2ª atividade.
![]() |
IMAGEM 1 |
![]() |
IMAGEM 2 |
Vídeo demonstrativo:
4ª ATIVIDADE - KOSHIGURUMA
Em duplas os alunos fizeram um educativo no
qual um dos alunos permaneceu em pé, com as pernas levemente afastadas e braços
abertos e outro deveria ficar de costas para ele, encaixar quadril com quadril
e os braços de modo seguro, então o aluno deveria flexionar um pouco as pernas
e fazer uma flexão de tronco, trazendo o aluno que está atrás em suas costas.
Se atividade for realizada corretamente, não há riscos do aluno que está em
cima cair.
Após o educativo, foi realizada a atividade
de “abraçar” o oponente. Os alunos deveriam permanecer na mesma posição
anterior, entretanto, os braços que na atividade anterior se encaixavam com os braços
do adversário, agora deveria abraçar o pescoço do colega e realizar a mesma
sequencia anterior, mantendo o aluno em suas costas por alguns segundos. Em
seguida, e após realizar esta atividade várias vezes, os alunos já poderiam
projetar seu adversário, segurando no kimono na região das costas, e derruba-lo
lentamente, não esquecendo que o aluno ao ser projetado deve cair na posição
citada na 2ª atividade.
Para finalizar a atividade, os alunos
deveriam realizar todos os seguimentos descritos nas atividades acima, porém,
ao final o aluno deveria imobilizar seu oponente de alguma maneira, utilizando
Honkezagatame, Tateshirogatame ou Yokoshirogatame, e outro deveria se esquivar
da melhor maneira possível.
Vídeo demonstrativo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário