quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

2ª aula: 14 de fevereiro de 2013

A segunda aula teve como objetivo classificar as lutas quanto a distância, podendo ser de distância curta, média e longa.

CLASSIFICAÇÃO:

CURTA: são caracterizadas por serem de contato corpo a corpo, ou seja, onde os oponentes ficam muito próximos um do outro. Exemplo: Judo.


MÉDIA: São aquelas onde os lutadores ficam mais distanciados que nas curtas e isso faz com que os combatentes se estudem  mais e os golpes sejam realizados com menos frequência. Exemplos: Muay Thai e Boxe.


LONGA: São aquelas que precisam de  utilização de implementos. Exemplos são: Esgrima e Kendo.

_________________________________________________________________________________

Para iniciarmos a aula, formamos um circulo e foi escolhido um aluno para iniciar o alongamento. Após o alongamento realizado, iniciou-se a aula com todos os alunos pegando os coletes que estavam no centro do circulo em uma caixa.

1ª ATIVIDADE 
MATERIAL UTILIZADO: COLETES

- Proteja seu colete: Os alunos amarraram seus coletes em qualquer parte do corpo e tentaram protege-lo de modo que ninguém o pegasse. Os alunos que ao final da atividade possuísse mais coletes, seriam os vencedores.
- Pegando o colete do oponente: Os alunos colocaram seus coletes na gola da camisa, e da mesma maneira que a atividade anterior, teriam que proteger seu colete de modo que o adversário não o pegasse. A atividade foi realizada em duplas, e com a variação de colocar o colete na lateral da calça. Quem pegasse o colete por primeiro, sairia o vencedor.
- Acertando o corpo do colega: Nesta atividade, os alunos em duplas, tiveram que segurar os coletes com as mãos, e acertar uma parte do corpo do colega que foi estipulado pelo professor. As partes que os alunos tiveram que acertar foram: pés, umbigo e joelho. Lembrando que, para realizar esta atividade de maneira segura, jamais devemos acertar partes acima dos ombros, pois podemos machucar o nosso oponente.

2ª ATIVIDADE
MATERIAL UTILIZADO: BOLAS

- Domine a bola: Nesta atividade, os alunos ficaram em duplas, sentados de costas um para o outro e com a bola entre eles para separa-los . Ambos ficaram com as pernas esticadas e mãos posicionadas nas orelhas. Ao comando do professor, os alunos tentaram pegar a bola e mantê-la em seu domínio, ao mesmo tempo que, não podiam se levantar do chão. A atividade foi realizada várias vezes, sempre revezando as duplas  e com a variação de poder  levantar do chão para se manter com a bola.

3ª ATIVIDADE
MATERIAL UTILIZADO: ARCOS

- Não pode sair do arco: Cada dupla permaneceu dentro do arco. Primeiramente tinha que fazer com que seu adversário saísse do arco, entretanto, tinha que manter seus dois pés dentro do mesmo, causando um certo desiquilíbrio. Na segunda atividade, um pé permanecia dentro do arco, e o outro fora, fazendo com que se tivesse mais estabilidade e dificultando assim o desfecho da brincadeira. Quem conseguisse tirar seu oponente mais rápido do arco, era o vencedor. 
- Coelhinhos corram para a toca: A última atividade foi uma brincadeira cooperativa, no qual os alunos tinham que andar pela sala, e ao parar as palmas ( batidas pelo professor ), deveriam correr para os arcos que estavam espalhados pelo chão. Ninguém poderia ficar fora do arco. Ao decorrer da brincadeira, o professor foi retirando-os, fazendo com que ao final da atividade, restasse apenas um. Conclusão: Quase vinte alunos dentro de apenas um arco! Uma atividade bastante dinâmica, onde todos puderam participar.


 E para finalizar a aula de lutas, foi realizado um alongamento, onde todos os alunos ficaram sentados em circulo e efetivaram os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário