quinta-feira, 25 de abril de 2013

8ª Aula: 18 de abril de 2013


A aula teve como objetivo aprender as projeções (quedas).

No inicio da aula foi realizada uma saudação, e em seguida os alunos ficaram espalhados pela sala para iniciar o aquecimento de maneira lúdica. A atividade de aquecimento teve como finalidade além de aquecer, trabalhar a contagem em japonês.


Aprendendo a contar de forma diferenciada:



AQUECIMENTO: Os alunos deveriam correr pela sala, ocorrendo variações de correr de lado e de costas, e ao sinal do professor, que era falar um numero em japonês, se juntar em grupos com o número que correspondia ao algarismo japonês. O último a chegar, ou quem não conseguisse reunir o número estipulado teria que pagar prenda.

1ª ATIVIDADE
Foram realizadas atividades educativas para então poder iniciar as projeções propriamente ditas. Segue abaixo a sequencia das atividades:
a.    Para iniciar, foi solicitado que todos os alunos permanecessem próximos da parede, em decúbito ventral e de modo que as pernas ficassem voltadas para a parede. Os alunos tiveram que ir se arrastando até a outra parede sem retirar a barriga do chão e apoiando-se apenas pela região do antebraço.
b.    Para voltar os alunos tiveram que ir se arrastando de lado e se impulsionando apenas pela região dos glúteos.
c.    Na terceira atividade, foram realizados rolamentos para frente (pelo ombro) até chegar do outro lado e retornar da mesma maneira.
d.  Para finalizar, os alunos deveriam realizar rolamentos para trás (pernas passando pela lateral do pescoço) e retornar a posição inicial.

2ª ATIVIDADE – QUEDAS
Os alunos permaneceram deitados de lado, com o braço que estava embaixo aberto mais ou menos em um ângulo de 30 ° e com a palma da mão em pronação (voltadas para baixo). Um dos joelhos foi flexionado e o queixo sempre deveria permanecer sempre encostado no peito. Esta é uma das posições que um praticante de Judô deve realizar ao cair para evitar possíveis lesões, lembrando que nunca se deve cair de costas, pois deste modo perde-se a luta automaticamente.

 Na segunda atividade, os alunos deveriam permanecer de cócoras e cair na posição descrita acima.
 A terceira atividade chamada de “vassourinha” foi realizada com os alunos em pé, com as pernas levemente afastadas. Os alunos deveriam dar dois passos para o lado, sem cruzar as pernas, e “varrer” o chão com a sola do pé com a perna sempre oposta ao lado que está indo, por exemplo: dois passos para o lado esquerdo, então a perna que deve varrer o chão e levantar é a direita.
 E para finalizar os educativos, a atividade de “vassourinha” foi realizada em duplas. Os alunos deveriam segurar na gola e na manga do kimono do oponente, um de frente para o outro e realizar a atividade anterior. Lembrando que esta atividade ainda não teve como objetivo tocar no adversário.



3ª ATIVIDADE - DEASHIBARAI
Ainda em duplas, os alunos fizeram a “vassourinha” novamente, só que nesta atividade já poderia tocar na região posterior da perna do oponente. Após realizar seguidas vezes, os alunos já poderiam derrubar o adversário, fazendo a “vassourinha” e projetando o aluno de modo que o mesmo caísse da maneira que foi ensinada na 2ª atividade.

IMAGEM 1
IMAGEM 2
 Vídeo demonstrativo:



4ª ATIVIDADE - KOSHIGURUMA
Em duplas os alunos fizeram um educativo no qual um dos alunos permaneceu em pé, com as pernas levemente afastadas e braços abertos e outro deveria ficar de costas para ele, encaixar quadril com quadril e os braços de modo seguro, então o aluno deveria flexionar um pouco as pernas e fazer uma flexão de tronco, trazendo o aluno que está atrás em suas costas. Se atividade for realizada corretamente, não há riscos do aluno que está em cima cair.
Após o educativo, foi realizada a atividade de “abraçar” o oponente. Os alunos deveriam permanecer na mesma posição anterior, entretanto, os braços que na atividade anterior se encaixavam com os braços do adversário, agora deveria abraçar o pescoço do colega e realizar a mesma sequencia anterior, mantendo o aluno em suas costas por alguns segundos. Em seguida, e após realizar esta atividade várias vezes, os alunos já poderiam projetar seu adversário, segurando no kimono na região das costas, e derruba-lo lentamente, não esquecendo que o aluno ao ser projetado deve cair na posição citada na 2ª atividade.
Para finalizar a atividade, os alunos deveriam realizar todos os seguimentos descritos nas atividades acima, porém, ao final o aluno deveria imobilizar seu oponente de alguma maneira, utilizando Honkezagatame, Tateshirogatame ou Yokoshirogatame, e outro deveria se esquivar da melhor maneira possível. 

Vídeo demonstrativo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário