quarta-feira, 3 de abril de 2013

7ª aula: 21 de março de 2013


A aula iniciou-se com o ensinamento da saudação no Judô e teve como objetivo trabalhar imobilizações.


1ª ATIVIDADE
Após o alongamento, foi realizada uma atividade lúdica no qual demos o nome “deita e vira”. Para iniciarmos a brincadeira foi escolhido um aluno para ser o pegador e o restante dos alunos permaneceu no tatame em quatro apoios, chamados de tartarugas. O pegador deveria encostar nas costas para pegar alguém, e assim que fosse pego, o pegador passaria a ser a tartaruga e vice versa. Para evitar ser pego, a tartaruga poderia virar e deitar de costar com joelhos flexionados e manter até três segundos. Uma brincadeira que exigia atenção dos alunos e bastante agilidade.

2ª ATIVIDADE
Na segunda atividade foi realizado rolamentos sobre o ombro, porém, de modo diferenciado da aula anterior. Os alunos ficaram com um dos joelhos encostados sobre o solo, e o outro foi flexionado junto com o quadril e o pé apoiando no chão. A mão oposta do joelho flexionado foi apoiada ao chão e o espaço que sobrou entre o braço e o corpo foi chamado de “toca do coelho”. A outra mão foi chamada de “coelho”. Para iniciar o rolamento, os alunos tiveram que fazer um “ganchinho” com a mão e passa-la dentro da “toca do coelho” até que o ombro encostasse ao chão. Para executar o rolamento, é necessário que a coluna se curve um pouco, como uma “conchinha”, e só então executar o rolamento propriamente dito. É necessário dar impulso com o pé que permanece atrás e para finalizar bater a mão que é apoiada ao chão sobre o tatame.

3ª ATIVIDADE

IMOBLIZAÇÕES: Um dos alunos permanece deitado em decúbito dorsal, braços abertos e estendidos e o outro o imobiliza. Primeiramente:

HONKEZAGATAME
Para iniciar a imobilização o aluno teria que sentar ao lado do colega, e envolver um dos braços no pescoço do oponente. A outra mão deveria puxar o adversário pela região posterior do braço o mais próximo possível. Sempre mantendo a cabeça encostada ao chão para não permitir que o adversário consiga executar alguma ação.
Após a imobilização, o aluno poderia tentar sair das diferentes maneiras que foram praticadas na aula anterior.



TATOSHIROGATAME
O aluno deveria sentar no colega, colocar uma das mãos por baixo do pescoço e a outra por debaixo do braço, não esquecendo que todo o peso deve ser colocado sobre o adversário. Posteriormente as pernas deveriam ser entrelaçadas por fora, e encaixar os pés por dentro, de modo que o oponente não pudesse se mexer.

YOKOSHIROGATAME
Um dos alunos permaneceu deitado em decúbito dorsal, com os braços abertos e estendidos. Para iniciar a imobilização o aluno deveria deitar sobre o oponente de lado e sobre a região abdominal, encaixando um dos braços na região posterior da coxa e a outra envolvendo o pescoço. As pernas deveriam ficar abertas e em extensão, fazendo uma flexão plantar apoiados sobre o tatame. Após todo este processo, o aluno deveria soltar todo o seu peso e aproximar a cabeça o mais próximo possível do chão, dificultando assim a saída do oponente.



BALANÇO HUMANO
A professora ficou em pé e todos os alunos sentaram ao seu redor, com as pernas estendidas e os pés unidos formando um circulo. Todos deveriam permanecer o mais próximo possível um do outro. Para iniciar a atividade, um aluno foi escolhido para executar o balanço. O aluno teria que se jogar, com o corpo em posição reta, e o restante dos alunos deveria empurrar o aluno de modo que o mesmo não caísse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário