sexta-feira, 22 de março de 2013

6º aula: 14 de março de 2013



A primeira aula de Judô  iniciou-se com uma explicação de como é amarrado a faixa do Kimono e é feito o nó e teve como objetivo dar inicio as técnicas do Judô.




            A primeira atividade realizada foi uma brincadeira lúdica e  teve como finalidade fazer com que os alunos perdessem o medo de cair, trabalhando assim uma das quedas muito praticada no Judô: USHIRO UKEMI (queda de costas) .

Pega-Pega Bull Dog: Um aluno foi o pegador, no caso o Bull Dog e os outros tinham que correr para não ser pego. Virava pegador quem o Bull Dog agarrasse nas pernas e derrubasse, de modo que o mesmo caísse de costas. A brincadeira só acabava quando todos os alunos virassem  cachorro.


INICIAÇÃO DAS TÉCNICAS DO JUDÔ


Aprendendo a fazer um rolamento

Primeramente começamos com atividades de “balancinha”; os alunos sentados no chão de pernas cruzadas como “índios”, segurando nos pés  e realizando um balanceio até encostar as costas no chão, foi realizado até todos terem segurança para executar os rolamentos.

Após a realização da atividade anterior, os alunos começaram a executar os rolamentos, a diferença dos rolamentos do Judô, é que são feitos sobre os ombros, para que assim possa se ter mais segurança na hora de rolar. Foram realizados rolamentos pelo ombro  do lado direito e  do esquerdo.



Como agarrar:

Segurando na gola do Kimono do colega, realizamos corridas em várias direções, um de lado para o outro, correndo em variadas formas. Após o  comando, os alunos tinham que parar e fazer o que foi estipulado pela professora, que poderia ser sentar, deitar ou rolar. Foi realizado rolamentos de costas e de frente, sempre segurando no Kimono do colega e não podendo soltar em nenhum momento.



Como derrubar o oponente:

Com uma das mãos agarrando na gola do kimono do colega,  e a outra mão segurando na manga do kimono do adversário, foi realizado quedas,  no qual o aluno teria que puxar o colega pela manga e o derrubar, de forma que o que caísse mantivesse seu queixo encostado no peito e a mão que soltasse da gola do kimono adversário batesse no chão.




Como imobilizar o oponente:

Depois de aprendermos a técnica de Judo de como derrubar o oponente, começamos com as maneiras de imobilização. Para imobilizar colocamos o nosso braço direito por trás do pescoço do oponente, e o braço que fica livre, segura o mais firme possível na região posterior do braço do adversário, para que o mesmo não consiga sair. É necessário manter sempre uma das pernas flexionadas e a outra estendida, para dificultar a saída do oponente, e nunca deixando espaço  entre o pescoço, mantendo a cabeça baixa e mais próximo do chão possível para não dar abertura para a ¨fuga¨. 



Rolo Humano: foram separada a sala em dois grupos: um de meninos e outro somente de meninas. Os alunos permaneceram no chão, deitados com pernas estendidas e quem estivesse na ponta teria que rolar por cima dos colegas, um após o outro, de modo rápido e cuidando para não machucar quem estivesse deitado. Terminava a atividade quando todos do grupo participassem.
Obs.: Um profissional deve estar sempre atento com as diferenças entre meninos e meninas, pois quando as crianças atingem determinada faixa etária, separa-los é a melhor alternativa, pois torna a atividade mais confortável e prazerosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário