terça-feira, 25 de junho de 2013

PLANO DE AULA - JUDO

Tema: Lutas – Judô
 Disciplina: Educação Física
Tempo: 50 minutos
Data: 17 de maio de 2013
Horário: 11h10min

1. Objetivo Geral
- Trabalhar as quedas praticadas no Judô de maneiras diferenciadas;
 - Fazer com que os alunos vivenciem algumas técnicas trabalhadas na modalidade;
 - Construir e reconhecer outras possibilidades de movimentar- se.

 2. Conhecimentos prévios dos estudantes
 Domínio das ações motoras de locomoção.

 3. Objetivos
 Construir outras possibilidades de movimentar-se corporalmente, reelaborando as práticas vivenciadas, com apoio dos professores e dos colegas.

 4. Conteúdos
 Quedas e rolamentos.

 5. Procedimentos metodológicos:

 AQUECIMENTO (10 minutos)
 - Primeiramente serão alongados membros superiores e inferiores, e posteriormente iniciaremos com o aquecimento.
- A primeira atividade será a brincadeira do pega-pega, o professor deverá contextualizar com seus alunos para saber se todos conhecem a brincadeira, como, aonde e com quem brincam etc., e deverá avisa-los que a atividade a ser realizada será de outra forma, mas que possui o mesmo objetivo. Os alunos deverão rolar, como na primeira atividade, e deslocar-se apenas deste modo, sempre havendo um pegador que terá que pegar seus colegas deslocando-se com o corpo em rolamento. Nesta atividade, os alunos não poderão ficar de pé em nenhum momento.
 - Na última atividade, o grupo será dividido em duas equipes para jogar o “futebol caranguejo”. Para ocorrer uma interação maior da turma, o professor deverá perguntar aos alunos quais são seus conhecimentos sobre o futebol, quem gosta de jogar, quem não gosta, qual o time favorito, entre outros e sobre o caranguejo, será solicitado que os alunos mostrem como ele se desloca, o que faz, o que come, etc. A intenção é fazer com que os alunos cheguem à posição desejada para a realização do jogo, que é permanecer apoiados no solo com as duas mãos e os dois pés, com a parte anterior do corpo virada para cima. Os alunos poderão usar somente as pernas para conduzir, passar e chutar para fazer o gol, sem ficar na posição de pé.

 AULA PRÁTICA (30 minutos)
 Brincando de desequilibrar: O objetivo é ensinar a desequilibrar e derrubar os colegas de maneira lúdica, sem se machucar, e fazer com que vivenciem as técnicas usadas na modalidade do Judô.
 - Nesta brincadeira as crianças ficarão ajoelhadas uma de frente para a outra e com as mãos apoiadas no ombro do colega. Ao comando do professor, os alunos tentarão puxar ou empurrar o colega tentando derrubá-lo, a atividade só termina quando um dos colegas conseguir derrubar o outro. Serão realizadas variações com os alunos, iniciando a atividade de cócoras, para poder assim, o oponente desequilibrar o colega e fazer com que ocorra uma queda diferente da anterior. É necessário fazer com os alunos sempre troquem de duplas, para que ocorra uma maior interação de todos.
 Pega-Pega rolando: Objetivo desta atividade é fazer com que os alunos realizem os rolamentos de maneira lúdica e fazer com que este movimento seja repetido várias vezes sem que percebam, e deixando-os assim, aptos a realizarem a queda do judô.
- Para iniciar a brincadeira um espaço da sala será demarcado para que os alunos saibam até onde poderão ir quando a atividade começar. Um aluno será escolhido para ser o pegador, e quando este aluno encostar em alguém, o mesmo deverá realizar um rolamento imediatamente e se transformará em mais um pegador, juntando-se com o primeiro. Deixando a brincadeira rolar por algum tempo, as quantidades de pegadores vão aumentar, sendo 2, 3, 4 quantos quiserem. Sempre se lembrando de avisar as crianças que todas as vezes que realizarem os rolamentos, devem sempre colocar o queixo no peito, para que não se machuquem.

 VOLTA À CALMA (10 minutos)
Comandante - Os alunos serão posicionados em círculo e em pé. Um aluno será escolhido para se retirar e outro será escolhido para ser o comandante. Os alunos deverão escolher um gesto para falar para o comandante, contendo ser gesto ou técnica utilizada no judô. Quando o aluno que foi retirado voltar, todos deverão fazer os gestos que o comandante determinar através de mímica. O aluno que esteve ausente terá três chances para descobrir quem é o comandante, se acertar continua na próxima rodada e a turma troca o comandante.

 6. Avaliação da aula e dos objetivos
 - Reconhece suas possibilidades de movimentação corporal dentro do conteúdo trabalhado, seus limites e seus avanços na execução do movimento.
 - Constrói, a partir da reelaboração do conteúdo trabalhado, outras formas de movimentar-se corporalmente, com apoio dos professores e colegas.

7. Materiais
Sala de aula, tatame e bola.

 8. Referencias
 Métodos e planos para o ensino dos esportes. CARLOS ALBERTO TENROLLER E EDUARDO MERINO. Edição 2006; Editora ULBRA.

12 comentários:

  1. Desculpe-me,não consigo ver as letras na cor branca em cima da paisagem branca.

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    1. Vá a um oftalmologista! Pois estou enchergando perfeitamente!

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    2. tá "enCHergando", né??
      além de "vidente" vc tbm é bem humilde, olha!

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  2. Desculpe-me,não consigo ver as letras na cor branca em cima da paisagem branca.

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  3. Respostas
    1. Boa noite amigo!
      pelo fato de ter atividades lúdicas , creio que são aulas para ministrar para crianças de 4 a 7 anos. Essas atividades eu trabalho com meus alunos da iniciação.Espero ter ajudado.

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